sábado, 18 de maio de 2013

Macarons ou Macaroons

Pois é, Hoje foi a primeira vez que fiz MACARONS.. Já fiquem imaginando como ficou.. HORRÍVEL!!! Os Macarons ficaram todos rachados.. talvez seja porque meu forno o mínimo que ele chega é 200, e eu preciso da temperatura 150 graus. Vou continuar tentando.. quando eu conseguir, eu passo a receita e coloco foto ;)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Bolo de Fubá
Ingredientes: 
1 copo de óleo
3 ovos
1 ½ copo de açúcar
2 copos de fubá
1 copo de trigo
1 copo de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
goiabada

Modo de Preparo:
-> Bater tudo no liquidificador
-> Colocar em uma forma untada com margarina e polvilhada com trigo ou fubá
-> Por último, corte a goiabada em cubinhos e passe cada quadradinho na farinha e coloque delicadamente cada quadradinho por cima da massa ou afunde a goiabada com uma colher para o meio da massa. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que, espetando um palito no centro, este saia limpo.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pão de Queijo


Ingredientes:

4 copos de polvilho doce (500 gramas)
1 colher de sopa de fondor ou sal a gosto
2 copos de leite (300 ml)
1/2 copo de óleo (75 ml)
2 ovos
500 gr de queijo minas meia cura passado no processador
óleo para untar
Modo de preparo:
Coloque o polvilho em uma tigela.
Em uma panela coloque o leite, o óleo e o fondor ou sal. Dê uma mexida com uma colher e deixe ferver. Coloque essa mistura fervendo sobre o polvilho na tigela e mexa bem com uma colher. Vai ficar parecendo uma farofinha. Deixe esfriar um pouco e vá colocando aos poucos nessa "farofa" os dois ovos (coloque 1 de cada vez) e o queijo e vá amassando com as mãos. Sove mesmo, com vontade!
Vá untando sua mão com óleo porque essa massa é muito grudenta, mesmo com o óleo ela vai dar uma grudada na sua mão.
Depois que a massa ficar com uma consistência lisa, vá pegando pedacinhos dela e faça bolinhas não muito grandes. Vá acomodando as bolinhas em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido (temperatura entre 180 - 220ºC) até ficarem levemente morenas!


Dica:
Enquanto estiver manuseando a massa, passe óleo nas mãos. Se precisar, lave as mão e passe óleo para voltar a sová-la.


Quem achar necessário, coloque mais sal ou fondor na massa.

obs: Nesta receita eu fiz um teste com o queijo mussarela mas não gostei porque ele cresce pouco e no outro dia ele fica "borrachudo".

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Bolo de Milho
Ingredientes:


  • 1 lata de milho (sem água)
  • 1 copo leite
  • 1 copo de acúcar
  • 3 ovos
  • 1/3 (um terço)de copo de óleo
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 copo de milharina

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento.
Depois que bateu bem, acrescentar o fermento e mexer com uma colher (no próprio copo do liquidificador) para incorporá-lo.
Untar uma forma com manteiga e farinha e despejar a massa.
Levar ao forno médio!
Assim que tirar do forno, solte com cuidado os lados do bolo na forma com uma faca ou espátula.
Esperar esfriar para desenformar

Dica

Deixar em torno de 30 minutos no fogo médio (180 - 220 C) ou até o palito sair seco do bolo

Para testar se seu fermento está bom, basta colocar um pouquinho dele em um recipiente com um poco de água. Se borbulhar, é porque está bom, caso contrário, já perdeu sua eficácia e portanto é melhor trocá-lo.

A medida de 1 copo equivale a aproximadamente 200 ml
Pão Caseiro


Ingredientes:
2 copos e 1/2 de água morna
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sal
1 ovo
1 copo de óleo
1 kg de farinha de trigo
50 g de fermento de padaria

Modo de preparo:
  • Misturar o fermento de padaria na água morna
  • Levar ao liquidificador o açúcar, o óleo, o sal, o açúcar, o ovo e a água com o fermento
  • Bater por alguns minutos
  • Colocar em uma bacia grande esta mistura e acrescentar o trigo aos poucos, misturando com as mãos (a quantidade de trigo suficiente se dá quando a massa não grudar em suas mãos)
  • Deixar crescer por 1 hora
  • Dividir a massa em partes e enrolar os pães
  • Deixar crescer novamente por 40 minutos
  • Levar para assar por mais ou menos 30 minutos

Petit Gateau
Hoje vamos com uma sobremesa bem famosa e deliciosa:

Ingredientes:

150 gramas de chocolate em barra meio amargo
125 gramas de manteiga
3 ovos inteiros
3 gemas
125 gramas de açúcar de confeiteiro
100 gramas de farinha de trigo

Modo de preparo:
Quebre o chocolate em pedaços para facilitar na hora de derreter, ou corte lascas grandes com a faca.
Em uma tigela de inox ou vidro coloque o chocolate e a manteiga e leve para derreter em banho maria, ou seja, coloque água em uma panela o suficiente para não tocar o fundo da sua tigela. Assim que a água começar a ferver, coloque a tigela com o chocolate e a manteiga por cima e deixe que vão derretendo com o calor. Mexa de vez em quando e ,claro, o diâmetro da panela tem que ser menor que o da sua tigela caso contrário ela vai afundar.
Enquanto isso em outra tigela, acrescente os ovos inteiros, as gemas e o açúcar. Bata bem com um fouet a ponto de espumar. Acrescente então a mistura de chocolate e manteiga derretida (quente mesmo) e misture. Por último coloque a farinha peneirada e vá mexendo até tudo se incorporar.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo forminhas próprias para petit gateau ou se não tiver, use forminhas pequenas mesmo. Coloque a massa mas não encha as forminhas pois ela dá uma crescida.
Coloque as forminhas dentro de uma forma maior ou refratário e leve ao forno em temperatura entre 180-220ºC por 9 minutos. ATENÇÃO! Pré-aqueça o forno por uns 10 minutos e depois coloque a forminha com a massa. O tempo no petit gateau é tudo pois se ficar demais no forno, você não terá aquele efeito da massa mole por dentro.
Esse tempo que eu dei refere-se a potência do meu forno, portanto, fique de olho. O ponto é ele estar assado nas bordas e um pouco mole no meio.
Retire do forno, dê uma soltada nas laterais com uma faca e desenforme em um prato. Você pode colocar uma bola de sorvete da sua preferência e se quiser decore com calda de sorvete de chocolate. Sirva imediatamente.

Bolo de chocolate com calda
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 xícara de chá de leite morno
1 xícara de chá de óleo
3 ovos
1 xícara de chá de chocolate em pó
2 xícaras e meia de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:
1 xícara de chá de chocolate em pó
1/2 xícara de chá de açúcar
50 gramas de manteiga
1/2 xícara de chá de leite
Modo de preparo da massa: 
No liquidificador bata: o leite condensado, o leite morno, o óleo, os ovos e o chocolate até ficar uma mistura homogênea.
Coloque essa mistura em uma tigela e adicione a farinha e o fermento, misturando bem, de preferência usando um fouet ou batedor de ovos, até a massa ficar lisinha.
Coloque a massa em uma forma retangular (aproximadamente 20X30cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno preaquecido, temperatura entre 180-220ºC, até assar (cerca de 30 minutos). Faça o teste do palito para saber se está pronto.


Modo de preparo da cobertura:
Em uma panela misture o chocolate, o açúcar, a manteiga e o leite. Leve ao fogo (médio) e mexa sem parar. Depois de ferver, espere uns 2 minutos (mexendo) e desligue.


Tire o bolo do forno. Não precisa desenformar. Faça vários furos, usando um garfo ou palito, e derrame a calda sobre o bolo ainda quente. Sirva. Se quiser pode colocar chocolate granulado..


Tempo de Preparo: 30 a 40 minutos
Rendimento: cerca de 30 pedaços pequenos
Grau de Dificuldade: Fácil